Sobre nós


A Mozambique Transmission Company (MOTRACO) foi fundada em 1998 como uma joint venture entre as três empresas de electricidade de Moçambique, da África do Sul e da Eswatini nomeadamente, Electricidade de Moçambique (EDM), Eskom Holding Limited (Eskom) e Eswatini Electricity Company (EEC).

Visão

O parceiro preferido na transmissão de energia eléctrica e interligação na África Austral.

Missão

A MOTRACO provê uma eficiente transmissão de energia e serviços associados ao negócio dos seus parceiros assegurando retorno aceitável para os seus sócios.

Mensagem de Valor

A MOTRACO está empenhada na mais alta conduta ética e profissional, protecção do ambiente e responsabilidade social.

 

Historial daf MOTRACO

Agosto de 1992 O tratado da SADC é assinado;

Outubro de 1992 A paz é alcançada em Moçambique e eleições democráticas são realizadas no mesmo ano;

Agosto de 1995 Membros da SADC assinam o Memorandum Inter_Governamental (IGMOU) que resulta no estabelecimento do Shouthern African Power Poll (SAPP);

Janeiro de 1997 Governos de Moçambique e África do Sul assinam um IGMOU para o desenvolvimento das potencialidades hidro-eléctricas e respectivas linhas de transmissão de alta voltagem em Moçambique;

Março de 1997 O Governo de Moçambique e a Alusaf assinam um Termo de Entendimento para o estabelecimento de uma fábrica de alumínio em Moçambique;

Junho de 1997 Uma tarifa de electricidade para a Mozal foi acordada. Contudo, o fornecimento de energia à Mozal não podia ser efectuado pela Eskom (problemas de legislação) ou a EDM (capacidade insuficiente). Uma empresa com propósitos especias tinha que ser criada para resolver este problema.

Março de 1998 o Governo de Moçambique aprovou o projecto Motraco com alguns benefícios fiscais;

Outubro 1998 Motraco é incorporada com três accionistas EDM, Eskom e EEC, cada um mantendo a mesma quota na Joint Venture.

O que fazemos


Somos um modelo efectivo e vivo da cooperação regional e das parcerias entre sectores público e privado para o desenvolvimento económico, através do sector energético, nas seguintes abordagens.

 

Compra, venda e transporte de Energia Eléctrica

Operamos na compra de energia à Eskom da África do Sul, para venda à Fundição de Alumínio da Mozal em Moçambique. Fazemos também o transporte de energia eléctrica da Eskom para EDM e EEC. Nossas actividades são suportadas por uma infra-estrutura composta de duas subestações de 400kV e lihas de transmissão de 132 e 400kV, propriedade da MOTRACO, cuja operação e manuntenção são igualmente por nós garantidas.

 

Telecomunicações Digitais

Somos proprietários, operamos e manutemos uma infra-estrutura transfronteiriça de telecomunicações digitais de alta velocidade, que serve a Moçambique, na Eswatini e na África do Sul.

 

 

Meio Ambiente

A Motraco apoia iniciativas de protecção ao meio ambiente.

Responsabilidade Social


A MOTRACO assume uma postura de conciliação ente o desenvolvimento económico e responsbilidade social, materializada em diversos projectos que reflectem nossa atenção consciente e contínua às pessoas, às comunidades.

DESTAQUES


Comemoração dos 17 anos da MOTRACO

Comemoração dos 17 anos da MOTRACO

Criada no dia 16 de Outubro de 1998 com o objectivo de financiar, construir, operar e manter o sistema eléctrico de transporte de energia a partir da rede da Eskom para a MOZAL, a MOTRACO, SARL transporta também energia do sistema da Eskom para a Suazilândia e para a Electricidade de Moçambique.

Read more...

NÚMEROS E FACTOS

Linhas de Transmissão (km)

565

Capacidade de cada Linha (MW)

1340

2 Linhas (KV)

400

NOSSOS PARCEIROS


Contactos


Visit Our Office

Address: Prédio JAT. Av. 25 de Setembro, 420 - Maputo

Phone | Mobile: (+258) 21313427/9/46

Email: info@motraco.co.mz

Business Hours

Seg. - Sex. 8:00H a 17:00H

Sáb. e Dom.. Fechado

Visit Our Office

Name must not be empty

Please provide a valid email

Message should not be empty

FaLang translation system by Faboba