Subject: Pedido de submissão de Propostas (RFP No. 30/MOT/2024) – Reforço da vedação interna e da rede de segregação de equipamentos da Subestação de Maputo
1. Apresentação
A Companhia de Transmissão de Moçambique, conhecida como MOTRACO, é uma sociedade de responsabilidade limitada constituída na República de Moçambique em 1998, com registo estrangeiro na República da África do Sul e no Reino de ESwatini. A empresa é uma joint venture da Eletricidade de Moçambique (EDM), Eskom e Eswatini Electricity Company (EEC). As ações são detidas igualmente entre os três acionistas. A MOTRACO foi criada como um veículo de cooperação com o objetivo principal de construir, possuir, operar e manter o Sistema de Transmissão, e fornecer energia para a Mozal, a empresa de fundição de alumínio em Moçambique, e transportar energia para a EEC e EDM.
Termos de Referência2. Contextualização e Escopo de Trabalho
A Subestação de Maputo tem aproximadamente um perímetro interno de 470m x 470 m (C x L) e um perímetro externo de 800m x 800m (C x L). O perímetro da Subestação tem duas cercas. A cerca interna foi construída na fase de construção da Subestação e sua integridade estrutural está afectada pela corrosão nos postes de sustentação. A vedação externa foi construída para garantir a segurança das instalações dado estado de degradação da vedação interna. Para reforçar a segurança da instalação, optou-se em ter ambas as vedações, pelo que será necessário realizar trabalhos de reforço estrutural da vedação interior. Os equipamentos de alta tensão estão segregados em áreas através de uma rede de malha em losango que possui alguns painéis e postes enferrujados que também precisam ser substituídos e outros reforçados.
3. Escopo de Trabalho
3.1. Vedação Interna
- Identificar todos os postes que precisam ser substituídos e locais onde novos precisam ser instalados para reforçar a cerca.
- Remover todos os equipamentos da antiga cerca elétrica.
- Instalar os novos postes metálicos de reforço nos locais identificados usando postes e cantoneiras do material de cerca antiga removida na MOTRACO.
- Os novos postes de reforço deverão estar em fundação de concreto com aplicação de anticorrosivo.
- Os novos postes devem estar firmemente conectados à cerca existente.
- Realizar todas as melhorias solicitadas pelo cliente para garantir estabilidade, durabilidade e boa estética da cerca.
- Remover todos os detritos da construção e restaurar o local à sua condição original, garantindo o mínimo de perturbação na área circundante.
3.2. Vedação de segregação de equipamentos
- Substituir todos os postes e painéis enferrujados, bem como realizar todas as melhorias solicitadas pelo cliente para garantir estabilidade, durabilidade e boa estética da cerca.
- Remover todos os detritos da construção e restaurar o local à sua condição original, garantindo o mínimo de perturbação na área circundante.
É obrigatório que o empreiteiro tenha um responsável qualificado de Higiene e Segurança no local durante o período de duração do projecto.
4. Local da Visita
A visita obrigatória ao local está programada para dia 20 de Novembro de 2024 às 10:00h na Subestação de Maputo. As informações adicionais serão providenciadas durante a visita.
5. Prazo das Submissões
As propostas deverão ser submetidas electronicamente até as 12 horas do dia 3 de Dezembro de 2024. As propostas devem estar acompanhadas dos seguintes documentos:
- Registos da empresa e respectiva licença;
- Referências/Projectos anteriores;
- Prazo de execução;
- Plano de trabalho;
- Custo detalhado da obra;
- Lista de quantidades dos materiais.