A MOTRACO – Companhia de transmissão de Moçambique – sociedade detida pelas operadoras nacionais de eletricidade de Moçambique (EDM), Eswatini (EEC e Eskom (África do Sul, mobilizou-se e estendeu a sua solidariedade as vítimas das cheias e inundações que assolaram diversas zonas do País, particularmente as províncias de Maputo e Gaza, resultando em consideráveis devastações e danos humanos e matérias.
O apoio da MOTRACO enquadra-se no Programa de Responsabilidade Social da empresa, o qual prioriza o desenvolvimento de infraestruturas nas áreas da educação, saúde e a intervenção em causas sociais diversas.
Um donativo inicial foi concedido a diversos centros de acomodação no município e distrito de Marracuene, constituído de 3,5 toneladas de produtos diversos – incluindo água, alimentos, capulanas, produtos de higiene, mantas e capulanas. Por outro lado, em resposta a um pedido de apoio por parte da comunidade do bairro Beluluane A, localizada no Município da Matola Rio, a empresa disponibilizou meios para assegurar a remoção/bombagem das águas das chuvas acumuladas, permitindo a retoma da vida e uso normal das residências na área.
A equipa da MOTRACO teve a oportunidade de confraternizar com as crianças, mulheres e homens em dois centros de acomodação e na ocasião e expressou sensibilidade com o sofrimento das famílias afetadas e encorajou-as a manterem-se unidas e a retomarem as suas actividades diárias assim que as condições o permitirem.
Dirigindo-se ao Presidente do Município de Boane e a Administradora do Distrito e suas respectivas equipas, Adérito Sousa, Director-Geral da MOTRACO, expressou a sua apreciação e enalteceu o esforço abnegado e a boa organização demostrada no processo de socorro e atenção aos compatriotas moçambicanos. Os afectados, bem como os responsáveis do município e distrito de Marracuene, expressaram o seu agradecimento pelo apoio e solidariedade prestada por via de abraços entoando de cancões tradicionais.





