MOTRACO CELEBRA 25 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO VITAL PARA O DESENVOLVIMENTO ENERGÉTICO REGIONAL

A Companhia de Transmissão de Moçambique (MOTRACO) – uma parceria estratégica e entre as empresas nacionais de electricidade de  Moçambique (EDM), África do Sul (Eskom) e Eswatini (EEC) realizou no pretérito dia 27 de Outubro de 2023, na cidade de Maputo uma celebração grandiosa, iluminada e repleta de orgulho durante a Gala dos 25 anos de existência da empresa.

A celebração desta efeméride reuniu dignitários representando os Governos de Moçambique, ESwatini e África do Sul, colaboradores, parceiros, clientes e convidados que puderam interagir,  confraternizar   e reflectir  sobre o percurso e desafios da  empresa ao longo dos seus 25 anos de existência.

A concretização do projecto MOTRACO deveu-se a visão e parceria estratégica entre os Governos dos três países, ao suporte financeiro de bancos internacionais de desenvolvimento europeu, africano e japonês, nomeadamente o BEI, AFD e JBIC, assim como ao  compromisso e dedicação dos seus accionistas e especialistas envolvidos na estruturação e construção da infraestrutura internacional.

Para a consecução do projecto o Governo de Moçambique atribuiu a MOTRACO uma  concessão para o fornecimento de 950 MW a Mozal, bem como o transporte de energia eléctrica para a EDM, EEC e Southern Africa Power Pool (SAPP).

Nota dominante nos vários discursos proferidos durante a ocasião foi a importância estratégica do projecto no desenvolvimento da rede nacional de transporte de energia em Moçambique, permitindo acelerar a interligação da rede eléctrica de Moçambique e o reforço do comércio regional de energia a nível da SADC/SAPP.

Por via de duas linhas de transporte em alta tensão a 400 kV, a MOTRACO garante o fornecimento contínuo e ininterrupto de energia eléctrica de alta qualidade, tendo a sua implantação permitido a materialização do mega projecto  Mozal em Beluluane-Província de Maputo,  tornando Moçambique num dos maiores exportadores de alumínio para o mercado mundial.

A  MOTRACO é o  segundo projecto regional de fornecimento de energia executado no pós-independência e ligando Moçambique a região da SADC/SAPP,  depois da conclusão em 1998 da linha Songo-Bindura ligando Moçambique ao Zimbabwe.

A projectada integração das  infraestruturas de transporte da MOTRACO e STE marcará mais um passo na concretização  da espinha dorsal da rede nacional de transporte de energia eléctrica  assegurando-se  a chegada a Maputo a partir de 2024 da energia a ser produzida em Temane – Província de Inhambane –  e mais tarde da energia hídrica a ser gerada em Mpanda Nkwa, reforçando a redundância no sistema, melhorando a qualidade de fornecimento e incrementando as trocas de energia a nível da SAPP.

Como parte do programa das celebrações a MOTRACO procedeu, no âmbito do seu Programa de Responsabilidade Social e Investimento,  a entrega de uma Casa Mãe-Espera à comunidade local de de Porto Henrique – Distrito de Namaacha.As  instalações oferecidas contribuirão para a melhoria do bem estar e saúde  da população local e permitirão encurtar a distância percorrida pelas mães grávidas para a realização dos partos e a redução drástica de complicações durante o parto. Adicionalmente,  visando assegurar maior conforto, motivação e rendimento  aos estudantes  a MOTRACO ofereceu 60 carteiras e quadros escolares Escola Primária de Mavoco – Distrito de Boane – localizada nas proximidades da subestação de Maputo 400 kV/275 kV/132 kV.

O Director Geral da MOTRACO – Adérito Sousa – referiu, no âmbito do evento, que o modelo de negócio adoptado pela MOTRACO constitui uma referência regional e internacional a nível de investimentos, operação e manutenção de sistemas de transporte de energia eléctrica e transmissão de dados por via de fibra óptica.

Adicionalmente advogou que o diálogo construtivo e aliança estratégica entre as empresas nacionais de electricidade, bem como entre a entre a comunidade empresarial e o Estado deve prosseguir e ser reforçado de modo a que mais projectos  estruturantes possam ser implementados em benefício da economia nacional e com impacto social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *